domingo, 13 de fevereiro de 2011

A evolução do fato-de-banho feminino

Já faz algum tempo que não escrevemos aqui, e pedimos imensas desculpas, mas andamos muito ocupadas com uns eventos que andamos a preparar (que mais tarde iremos publicar aqui!). De qualquer das formas, já está na altura de deixarmos aqui mais qualquer coisinha para vos divertir.
Não é que encontramos a evolução do biquíni? Achamos tão engraçado que decidimos partilhar com vocês esta deliciosa curiosidade. Para quem não sabe, aqui fica esta história!
Há 60 anos, o aparecimento do biquíni causou um grande escândalo (vai-se lá saber porquê…)! Condenado pelas autoridades religiosas e proibido em muitos países, a 5 de Julho de 1946, o francês Louis Réard apresenta em Paris "o menor traje de banho do mundo”, o biquíni.
Porquê o nome “biquíni”?! Este nome foi inspirado numa verdadeira explosão, a do teste nuclear americano na ilha Bikini, quatro dias antes. Louis deu esse nome ao fato-de-banho de duas peças minúsculas (quatro triângulos unidos por tiras) por ser "tão explosivo" quanto uma bomba.
A sua primeira apresentação ao público foi na piscina Molitor de Paris e coube a Micheline Bernardini (uma bailarina do teatro de revista,) apresentá-lo, pois Réard não conseguiu que nenhuma modelo aceitasse usar um fato-de-banho tão pequeno, visto que na época mostrar o umbigo era inaceitável. 

O que para nós agora é completamente normal, na altura foi um verdadeiro escândalo e o biquíni demorou a ser aceite em vários países. Como seria de esperar, o Vaticano em 1964 tentou banir os biquínis dos países Católicos, mas não conseguiu (sorte a nossa).
"O biquíni é a invenção mais importante deste século (20), depois da bomba atómica", Diana Vreeland (1903-1989)
Agora tentem lá imaginar, como seriam os fatos-de-banho de hoje em dia, se este senhor não se lembrasse de inventar o famoso biquíni? Algumas sugestões?!

2 comentários: